Videobrasil Colecção de Autores

CERTAS DUVIDAS DE WILLIAM KENTRIDGE

Alex Gabassi (Brasil)

Videobrasil | Coleção de Autores

 

Um dos mais importantes criadores sul-africanos do período pós-apartheid, William Kentridge transita com fluidez entre vídeo, filme, desenho, escultura, instalação, teatro e ópera, produzindo uma combinação única de referências e técnicas. Seu trabalho ficou conhecido a partir do fim dos anos 1990 e chegou ao Brasil na Mostra Africana de Arte Contemporânea, realizada pelo Videobrasil em 2000. Certas Dúvidas de William Kentridge, documentário que iniciou a série Videobrasil Coleção de Autores, acompanha o artista em Joanesburgo e em sua passagem pelo Brasil, registrando seu pensamento e seu processo de trabalho. Kentridge fala do impacto das contradições sociais sobre sua obra e dos personagens que surgem em animações feitas a partir de desenhos a carvão, num processo particular que consiste em apagar e refazer os traços em preto-e-branco. Realizado em vídeo digital e super-8 ultragranulado, numa referência a esse processo, Certas Dúvidas de William Kentridge é o retrato de um artista contemporâneo cuja obra carrega forte carga emocional e política - sem ser panfletária e tampouco hermética.

 

Sobre o realizador

Nascido em 1967 em São Paulo, Alex Gabassi é realizador de documentários, tendo trabalhado com este formato em programas como o Red Hot + Rio, para a Red Hot Organization de Nova York, e a série MTV Na Estrada, para a MTV Brasil, quando percorria o país com músicos em turnê.


Para realizar Certas Dúvidas de William Kentridge,  Gabassi passou dez dias com o artista em sua casa em Joanesburgo. Durante esse período, esteve com o artista em seu estúdio, visitou as paisagens retratadas por Kentridge em seus trabalhos, entrevistou colaboradores, fez uma visita ao sítio do artista e o acompanhou a Grahamstown para uma palestra sobre o pintor Tiepolo dada por Kentridge. Em São Paulo, acompanhou o artista durante todo o processo de montagem de suas obras no espaço de exibição e explorou as diferenças e semelhanças entre São Paulo e a cidade natal de Kentridge, Joanesburgo.


Sobre a Videobrasil Coleção de Autores

O pensamento e o processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional estão no centro dos documentários da série Videobrasil Coleção de Autores, criada em 2000. A cada edição, um novo realizador é convidado a debruçar-se, sob uma abordagem autoral, sobre a obra de um artista ou coletivo. São obras que analisam e comentam a produção de artistas fundamentais para a arte contemporânea brasileira e mundial – além de William Kentridge, a série já enfocou o libanês Akram Zaatari, a cubana Coco Fusco e os brasileiros Rafael França, Chelpa Ferro e Mau Wal (Maurício Dias e Walter Riedweg). O artista dinamarquês Olafur Eliasson será o mote da próxima edição, assinada pelo cineasta Karim Aïnouz, a ser lançada em 2013.

 

Organizado em parceria com a Associação Cultural Videobrasil.

 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago