O Palácio Pombal

História

O Palácio Pombal, situado na rua de O Século, é um edifício seiscentista de estilo chão, mandado construir por Sebastião de Carvalho e Melo, avô de Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal. Este palácio foi a residência preferida da família até ao terramoto de 1755, após o qual se mudou temporariamente para a Ajuda. Os anos seguintes corresponderam à remodelação e engrandecimento do Palácio, que coincidiram com a ascensão política do Marquês. 

O edifício actual é propriedade municipal desde 1968 e pertencia a um conjunto palaciano muito mais vasto, que foi sendo desmembrado, repartido e ocupado por diferentes entidades ao longo dos anos. Resta intacta, contudo, a parte nobre do Palácio, com acesso pelo número 79 da rua de O Século, e onde se encontra, actualmente, o Carpe Diem Arte e Pesquisa. 

 

Arquitectura

O Palácio conserva o seu exterior e a sua fisionomia seiscentista, no entanto o interior encontra-se profundamente remodelado ao gosto rococó.  

A fachada principal segue o traçado da rua e é constituída por rés-do-chão, andar nobre e 2º andar. Em frente ao palácio, mas separada pela rua de O Século, encontra-se uma rotunda onde as carruagens manobravam antes de entrar no palácio e o enorme chafariz da autoria de Carlos Mardel.  

No sector norte do palácio encontram-se dois portões que abriam para um pátio onde circulavam as carruagens e que comunicava com a escadaria nobre. Sobre a janela de sacada desta entrada encontram-se as armas dos Carvalho e Melo (estrela de oito pontas dentro de quatro crescentes). 

Na entrada pelo número 79 do Palácio, onde se situa a recepção do Carpe Diem Arte e Pesquisa, encontram-se seis quadros de azulejo encaixilhados, quatro deles representando cenas figurativas dentro de molduras arquitectónicas.

A escadaria nobre de dois patamares, que dá acesso ao piso nobre, foi engrandecida aquando das remodelações feitas pelo Marquês por volta de 1770, como forma de encenação do poder de que então dispunha enquanto ministro. Nelas encontram-se quatro esculturas em mármore: uma Vénus em tamanho natural, no patamar inferior; um Hércules em tamanho natural, empunhando a maça envolta em pele de leão, no patamar superior e voltado para Vénus; dois grupos escultóricos iguais, que representam as armas dos Carvalho e Melo. Dadas a época e as características, estas esculturas são presumivelmente da autoria da Escola de Mafra. 

O tecto desta escadaria, da autoria do mestre milanês João Grossi, apresenta decoração em estuque representando “A Morte e o Amor”. No patamar superior, por cima da porta que dá acesso às salas do andar nobre, as armas ornamentadas do Marquês. 

As salas do andar nobre, também engrandecidas por João Grossi, destacam-se pelas suas diferentes decorações: o salão azul com o seu alizar de azulejos policrómicos do 3º quartel do século XVIII (possivelmente da Fábrica do Rato), apresentando motivos de carácter militar e heráldico; a capela/oratório, num pequeno recinto iluminado por uma clarabóia com as suas paredes com decoração em estuque, destacando-se os medalhões com cenas religiosas; a sala de jogo, com o alizar de azulejos amarelo, beringela, verde e azul típicos do 3º quartel de setecentos a representar cenas campestres e marítimas, separadas por vasos de flores e o tecto em estuque relevado representando a Fama seguida por anjos; o salão de festas com o seu tecto com decoração em estuque em tons de ocre, azul e branco e o salão vermelho com tecto com decoração em estuque branco sobre fundo cor de vinho. 


O Jardim

O Jardim do Palácio, hoje mais reduzido, apresenta um murete com bancos escavados e revestido por silhares de azulejo branco e azul, do terceiro quartel do século XVIII (presumivelmente da Fábrica do Rato) que figuram cenas de costumes, dentro de molduras de concheados. No lado norte, o murete é interrompido por uma fonte ornamental constituída por uma sereia cavalgando um golfinho e um repuxo, emoldurada num nicho neoclássico e, do lado sul, frente à fonte, por uma janela, enquadrada por moldura. No centro do jardim encontra-se um lago com repuxo e duas árvores celtis australis. 

 

 

File: 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago