Handmade, Todd McQuade

Sexta, 13 Maio, 2011 - 12:00

Durante três dias o artista norte-americano Todd McQuade ocupou o Palácio Pombal, construindo um cenário a que ele denomina de Temporary Autonomous Zone. Nesta zona autónoma temporária, McQuade realiza performances que falam do pertencer a um espaço específico, como o Carpe Diem Arte e Pesquisa. Utilizando materiais diversos, sejam eles encontrados, doados, imaginados ou adquiridos, o artista cria um ambiente para demonstrar a necessidade de se ter um lugar e a influência do espaço nas relações.
Nas palavras do artista, “Handmade é a tentativa de construir um território onde tudo se agrega – a autonomia, a sustentabilidade e as relações do Ser, do ser humano, com o espaço“.
 
Co-produção: Todd McQuade e Sasha Waltz & Guests, com apoio da Tanz Haus Zurich.
 
Sobre Todd McQuade:
Artista ligado à dança e à performance, o seu trabalho lida com o encontro entre o movimento e a materialidade. Nas suas performances o corpo é tratado como uma artéria para aberturas psico-físicas, o evento como um ritual e o público como participantes catalizadores.
As suas performances foram recentemente apresentadas no Kunst-Stoff Arts San Francisco; Theatre du Vanves Paris; Tanz Im August Berlin; Kunstfabrik Berlin; Trisha Brown Dance Studio, Dixon Place NYC.
Actualmente é artista convidado do grupo de dança Sasha Waltz & Guests, Berlin.
Entre 2006 e 2009 trabalhou, como dançarino e criador, no Trisha Brown Dance Company. Sob direcção de Mikhail Baryshnikov participou di Hell’s Kitchen Dance, no Baryshnikov Arts Center NYC.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago