Sara & André

Casal de Pavões (the Ambassadors)

Sara & André (Portugal)
 

A dupla Sara & André trabalha a auto-referencialidade e a promoção da sua imagem enquanto objecto discursivo. A produção artística da dupla resulta da materialização crítica da fama, veiculada através de uma rigorosa maquinação do espectáculo mediático. Os seus trabalhos, sempre inéditos, assentam numa pesquisa nas fontes de produção de teoria de arte e cultura contemporânea que direcciona a sua prática artística mas que, para além disso, a integra fisicamente. Na peça Casal de Pavões (The Ambassadors), resultante de uma residência artística no Carpe Diem Arte e Pesquisa, Sara & André fazem destas aves exóticas e icónicas seus representantes e, ao mesmo tempo, parte integrante da obra de arte.

Apoio: Museu da Cidade/CML

 

Lisboa, 1980 e 1979. Vivem e trabalham em Lisboa. Os artistas se formaram ambos em 2005, Sara em Cenografia na Escola Superior de Cinema e Teatro de Lisboa (E.S.T.C.) e André em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design (E.S.A.D.) de Caldas da Rainha. A colaboração deles começou por volta de 2000, tornando-se amoras intenso desde o 2004. Através do uso de fotografia, vídeo e performance, o trabalho deles se concentra em questões como autoria, apropriação e os mecanismos da fama na arte contemporânea.

Eles exibiram o trabalho deles regularmente nos últimos cinco anos. O trabalho deles foi exibido individualmente em shows como “Sara & André” (PêSSEGOpráSEMANA, Porto, 2007), “Fundação Sara & André” (Rosalux, Berlim, 2007) e “Sara & André” (3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2008) “Claim to Fame” (Fundação PLMJ, Lisboa, 2010), “Delicious” (3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2010) e “Sara & André” (Inflight, Hobart, Australia, 2010). Também desenvolveram projetos para "ProjectRooms" em feiras de arte como "Arte Lisboa" (2008) e "Just Mad", em Madrid (2010), bem como em espaços alternativos como o Caixa 28 (Pavilhão 28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Lisboa, 2009) e Espaço ao Cubo (Centro Comercial Alegro Alfragide, Alfragide, 2010). Participaram na terceira edição do evento "Anteciparte" (Páteo da Galé, Lisboa, 2006) e em diversas exposições colectivas como "Trabalhar Cansa" (Espaço AC, Lisboa, 2007), "A Escolha da Crítica" (Lisboa, 2009), "A Beleza do Erro" (Lx Factory, Lisboa, 2009), "Um Museu é a Arte que um grande Tradutor é para um Escritor" (Galeria Baginski, Lisboa, 2010) e "A Filosofia do Dinheiro "(Museu da Cidade, Lisboa, 2010).

 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago