Susana Guardado

Personal DJ

Susana Guardado (Portugal)
 
Susana Guardado conclui os dois anos de residência no Carpe Diem Arte e Pesquisa e abre seu baú de memórias, que recolheu desde o início do seu projecto Personal DJ. Susana gravou depoimen- tos e registou acções de artistas, galeristas e curadores nas suas viagens entre Portugal e o Brasil. São vinte e seis obras que a artista apresenta num ambiente que recria uma sala de estar. Ao longo da exposição Susana Guardado monta uma videoteca com toda a colecção e oferece ao espectador a possibilidade de escolher o vídeo que poderá consultar.

Co-produção: 3+1 Arte Contemporânea / Galeria do Lago do Museu da República, Rio de Janeiro.

 

Susana Guardado (Portugal,1971) vive e trabalha entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
Formada em escultura, completou o Curso Avançado de Artes Plásticas do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, em 2003. Expõe o seu trabalho regularmente desde 1998. Em 2005 começa a explorar as fronteiras entre a música e as artes visuais, relação que tem sido desde então a base conceptual do seu trabalho.
Participou em 2007 na residência artística “Sitio das Artes”, promovida pelo Fórum Cultural O Estado do Mundo da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa). Em 2008 colabora em Lisboa com o Museu Berardo e no mesmo ano inicia em Lagos o projecto Personal DJ,pesquisa que continua em 2009 no Brasil e cujos resultados são apresentados na Galeria Gentil Carioca (Rio de Janeiro, Brasil) no mesmo ano. No biénio 2009 – 2010 é artista residente na Carpe Diem – Arte e Pesquisa em Lisboa. Em 2010 destacam-se ainda as seguintes exposições: “Personal Dj - Arquivo de Retratos Sonoros”, Museu da República (Rio de Janeiro), “In the Loop: Contemporary Video Art from the EU”, no American University Museum at the Katzen Arts Center, com a National Portrait Gallery, e The Phillips Collection (Washington DC, EUA); é convidada do “Skyway’10” International Light Festival, (Torun, Polónia) participou no Workshop Internacional “Home and Abroad”, XEREM (Lisboa) /TAT (Triangle Arts Trust, RU).
Em 2011 participou na 2ª Festa do MAM, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; esteve em residência nos Maus Hábitos (Porto, PT), trabalho apresentado na inauguração de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.
Desde 2008 é representada pela Galeria 3+1 Arte Contemporânea de Lisboa, o seu trabalho integra diversas colecções nacionais e internacionais como a Colecção  António Cachola, a Fundação PLMJ, a Colecção Fabio Szwarcwald entre outras.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago