José Bechara

Escultura gráfica
José Bechara (Brasil)


Ao longo da sua carreira, o artista brasileiro tem vindo a investigar o uso da pintura, da escultura e do desenho como meios para uma experiência visual única. Para o artista o desenho tem dupla função e está ao serviço da obra final quando guarda autonomia como prática e meio, mas também como esboço de projectos pictóricos e escultóricos. Assim, emergem produções de desenhos e esculturas relativos à série Casa, de onde resulta a nova obra que o artista apresenta no Carpe Diem Arte e Pesquisa intitulada Escultura gráfica. Nela, José Bechara parte da pesquisa da escultura para construir um desenho espacial, feito de linhas sólidas no espaço. Na sala azul do Palácio Pombal, o artista aplica volumes geométricos, alguns vazados, outros densos, agrupados numa aparente e desejosa harmonia a ocupar o espaço, preenchendo-o de cor – a cor oriunda das finas linhas que constroem estas volumetrias e que impregna o olho do visitante, obrigando-o a percorrer o espaço. Essas pequenas esculturas combinam “sólidos cheios e sólidos vazios”, elementos que se multiplicam construindo uma trama geométrica no espaço real, “desenhando” o vazio, reunindo assim as qualidades do desenho. Escultura gráfica é uma obra aberta e fechada ao mesmo tempo, no uso deliberado da escultura com uma linha orgânica que deambula pelo espaço, preenchendo-o. Mais uma vez Bechara procura expandir o campo já expandido que são as suas esculturas, desenhos, pinturas e instalações, numa operação conceptual e hedonista, simultaneamente.


Co-produção: Carlos Carvalho Arte Contemporânea / Lurixs Arte Contemporânea

 

José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), localizada na mesma cidade.

Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo; 29ª Panorama da Arte Brasileira; 5ª Bienal Internacional do MERCOSUL; Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2011 e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” no Paço Imperial–RJ. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como Fundação Eva Klabin–BR; Culturgest–PT; Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Fundação Iberê Camargo–BR; MEIAC–ES; Instituto Valenciano de Arte Moderna–ES; MAM Rio de Janeiro–BR; MAC Paraná–BR; MAM Bahia–BR; MAC Niterói–BR; Instituto Tomie Ohtake–BR; Museu Vale–BR; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; Haus der Kilturen der Welt–DE; Ludwig Forum Fur Intl Kunst–DE; Kunst Museum–DE; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)-BR; Centro Cultural São Paulo–BR; ASU Art Museum–USA; Museo Patio Herreriano (Museo de Arte Contemporáneo Español)–ES; MARCO de Vigo–ES; Carpe Diem Arte e Pesquisa–PT; Musee Bozar–BE; Museu Casa das Onze Janelas–BR; Casa de Vidro/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi–BR; Museu Oscar Niemeyer-BR; Centro de Arte Contemporáneo de Málaga (CAC Málaga)–ES; Museu Casal Solleric-ES; Fundação Calouste Gulbenkian–PT; entre outros.

 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago