Mariana Viegas

Why Monkeys Do Not Make Good Pets 
Mariana Viegas (Portugal)
 
A artista Mariana Viegas apresenta o video Why Monkeys Do Not Make Good Pets, 2008,5′, filmado no antigo jardim zoológico de Berlim leste, que foi inaugurado em 1954. Os terrenos ocupados pelo zoo coincidiram com os do maior depósito de entulho da cidade, amontoados ali depois dos bombardeamentos da cidade na 2ª Grande Guerra.Quando foi construído, foram aproveitadas para o zoo muitas pedras e pedaços de colunas e esculturas dos palácios e o templo dos macacos foi então construído. Neste trabalho há uma alusão ao romantismo alemão e à antiguidade clássica, num cenário decadente de macacada e exotismo pós-colonial.


Co-Produção: Vera Cortês Agência de Arte

 

Mariana Viegas vive e trabalha em Berlim e trabalha com fotografia e vídeo sobre a relação que o individuo estabelece com a natureza e a consequente construção de paisagens.

Estudou Fotografia e Artes Plásticas no Ar.Co em Lisboa.. Foi bolseira da Fundação Gulbenkian e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento no programa do Location One em Nova Iorque no ano de 2005/06.  Participou na residência GlougauAIR em Berlim em 2008.

Selecção de exposições individuais: ILHA na AppletonSquare, Lisboa, 2010, Inside/Outside Nature, IAC-Berlin, 2008, Fuga, Vera Cortês Agência de Arte, Lisboa, 2007; e colectivas Do Outro Lado Do Atlantico, Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 2010, Souvenir, Kunstraum Kreuzberg/Bethanien, Berlim, 2009, Parangolé, Museu Patio Herreriano, Valladolid, 2008, XX, CAV-Centro de Artes Visuais, Coimbra, 2006, Archeology of New York, Korean Cultural Center, NY, 2006 e Cluster, Participant Inc., NY, 2006.

O seu trabalho está representado na Colecção Banco Espirito Santo, Fundação Ilído Pinho, Fundação PLMJ, Centro de Artes Visuais - CAV, Museu da Imagem, Troia Design Hotel e IPLB.

Desde 2008 é professora de Edição em Fotografia no Atelier de Lisboa.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago