Videobrasil Colecção de Autores

COCO FUSCO: I LIKE GIRLS IN UNIFORM

Wagner Morales (Brasil)

“Referência no cenário artístico e intelectual contemporâneo, a norte-americana de origem cubana Coco Fusco discute os choques entre culturas em ensaios, vídeos, instalações e performances. Em Coco Fusco: I Like Girls in Uniform, novo documentário da série Videobrasil Coleção de Autores, o diretor Wagner Morales usa elementos emprestados da obra da criadora e fragmentos prosaicos de seu dia-a-dia para introduzir o espectador em seu complexo universo de teorias e práticas artísticas. Realizado entre Nova York e São Paulo, o filme revisita o trajeto de Fusco como professora, ativista, performer e pesquisadora e acompanha o processo de criação de Bare Life Study # 1, performance baseada em torturas militares americanas que a artista apresentou durante o 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (2005).” (Texto VCA)

Wagner Morales, artista e curador, tem mostrado filmes, vídeos e instalações em exposições individuais e colectivas desde 2000. Nos últimos dois anos, fez mostras individuais na Cable Factory, em Helsínquia, Finlândia, e no Palais de Tokyo, em Paris, França. Também actua como curador independente desde 2006, tendo concebido mostras para instituições como o Museu Nacional de Arte Contemporânea - MNAC, de Bucareste, Roménia; Le Silo, em Paris; e Galeria Virgilio, em São Paulo.

Sobre VIDEOBRASIL  Colecção de Autores:

“O pensamento e o processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional estão no centro da série Videobrasil Coleção de Autores, criada em 2000. A cada edição, um novo diretor é convidado a debruçar-se, com uma abordagem autoral, sobre a obra de um artista ou grupo de artistas. São obras que analisam e comentam a produção de artistas fundamentais para a arte contemporânea brasileira e mundial. A Coleção já enfocou o sul-africano William Kentridge, o libanês Akram Zaatari, a cubana Coco Fusco e os brasileiros Rafael França, Chelpa Ferro e Mau Wal (Maurício Dias e Walter Riedweg). O cineasta Karim Aïnouz assina a próxima edição, que será lançada em breve, tendo como mote a obra de Olafur Eliasson.”

Site da associação: www.videobrasil.com

Organizado em parceria com a Associação Cultural Videobrasil.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago