VideoBrasil / Coleção de Autores

Rafael França: Obra como Testamento 2001
vídeo, 25'23"
Alex Gabassi, Marco Del Fiol

 

SINOPSE
O gaúcho Rafael França foi precursor no Brasil das experiências que aproximam arte e tecnologia a partir da metade do século 20. Inquieto, já nos anos 1970 fazia uso inovador de meios como a fotocópia. Nos anos 80, depois de passar pela instalação, pela performance e pela intervenção urbana, torna-se um pioneiro da videoarte, com uma obra em que subverte as formas regulares de ficção ao fazer de si mesmo e de seus amigos personagens desafiadores e ao manipular elementos como a sincronia da fala para alterar a noção de tempo e espaço. O segundo volume da série Videobrasil Coleção de Autores resgata a trajetória pioneira de Rafael França, marcada pela recorrência dos temas da morte e da sexualidade, e interrompida precocemente pelo vírus VIH/SIDA em 1991. Além de imagens do artista e de trechos de obras, reúne depoimentos da artista plástica Regina Silveira, sua grande incentivadora; de Mario Ramiro e Hudnilson Jr., com quem, nos 1970, formou o trio performático 3NÓS3; e do teórico Arlindo Machado.

Marco de Fiol
Biografia

Realizador, guionitsa e editor de documentários e longas-metragens. Para a coleção Videobrasil Coleção de Autores, co-realizar também Mau Wal: Encontros Traduzidos (2002). Para o Instituto Itaú Cultural, realizou Emoção Art.ficial 2.0 (2004). Para o Centre Pompidou de Paris, Marepe (2005). Assina a edição e coordenação dos DVDs Nomadismos: homenagem a Waly Salomão (2003) e Antologia Videobrasil de Performances (2005), da Associação Cultural Videobrasil. Desde 1999 colabora com a ONG Cedac nos vídeos do Programa Escola que Vale, da Fundação Vale do Rio Doce. É professor de edição e câmara da Miami Ad School de São Paulo.

Alex Gabassi
Biografia 

Produtor e realizador independente, Alex Gabassi foi assistente de realização e stage manager da companhia inglesa de teatro físico Theâtre de Complicité, em Londres. Produziu instalações e uma mostra do artista americano Bill Viola para o Festival Internacional de Arte Eletrónica Videobrasil (1992). Dirigiu séries e especiais para a MTV Brasil. Realizou videoclipes para Marisa Monte, Caetano Veloso, David Byrne e Carlinhos Brown. Para a série Videobrasil Coleção de Autores, realizou o documentário Certas Dúvidas de William Kentridge (2000), co-realizou Rafael França: Obra como Testamento (2001), junto com Marco Del Fiol, e Um Olhar Sobre os Olhares de Akram Zaatari (2004). Realizou também o documentário Sobre o Nome (2001) e filmes publicitários.

 

www.videobrasil.org.br

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago