Tim Etchells | Artista na Cidade 2014

SINOPSE

Tim Etchells alterna entre a performance, as artes visuais e a ficção, com uma especial preocupação pelas questões da identidade contemporânea e experiência urbana, a relação com a ficção e os media, bem como os limites da representação, especialmente no que diz respeito à linguagem.
Ao trabalhar com diversos meios e contextos criam-se novas possibilidades, permitindo-lhe abordagens distintas às ideias alternando a perspectiva sobre os temas e experiências ao longo da sua investigação.
Nos últimos 6 anos, Etchells criou um corpo de trabalho em néon e LED explorando aspectos contraditórios da linguagem de forma lúdica e poética.

“Sinto-me atraído pela velocidade, clareza e vivacidade com que a linguagem comunica uma narrativa, imagens e ideias e, ao mesmo tempo, pela sua propensão em criar uma campo rico em incerteza e ambiguidade.”

Infiltrando-se em galerias, esquinas de ruas, montras de lojas, coberturas de prédios e outras localizações, os trabalhos de Etchells são demonstrações simples mas intrigantes de frases, mensagens e intrucções em néon e LED. Parecendo dirigir-se apenas ao espectador, Etchells procura criar momentos de introspecção e confrontos lúdicos com diferentes meios envolventes - galeria e rua - sendo o trabalho simultaneamente público e privado, atraindo cada pessoa que se depara com essa situação para um espaço de reflexão íntima.
Para o Carpe Diem Arte e Pesquisa, Tim Etchells escolheu duas peças em néon já existentes, de 2012 – End of a Story e Fade to Black – e instalou-as em espaços distintos no edifício.

BIOGRAFIA

Tim Etchells (1962), artista e escritor residente em Sheffield, Reino Unido, desenvolve a sua obra entre as artes performativas, o vídeo, a fotografia, texto, instalação e ficção numa ampla variedade de contextos, particularmente como director do Forced Entertainment (coletivo de criadores fundado em 1984 e mundialmente reconhecido). Colaborou com artistas plásticos, coreógrafos e fotógrafos, incluindo Meg Stuart, Boris Charmatz, Asta Groting, Wendy Houstoun, Elmgreen & Dragset, Philipp Gehmacher, Hugo Glendinning, Vlatka Horvat, entre muitos outros. Nos últimos anos, Etchells levou a
 cabo inúmeras exposições no contexto das artes plásticas e o seu trabalho encontra-se em várias coleções privadas em todo o mundo.
Etchells estudou Inglês e Dramaturgia na Universidade de Exeter. Posteriormente, leccionou, deu palestras e organizou workshops por todo o mundo, em muitas das principais instituições dedicadas às artes de palco contemporâneas. Publicou também uma grande variedade de escrita de ficção, grande parte desta explorando abordagens experimentais à linguagem e narrativa.

Página do Artista

www.forcedentertainment.com

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago