Tim Etchells (Artista Na Cidade 2014)

Starfucker, 14' (2001)
O Vídeo Starfucker de Tim Etchells explora ludicamente o absurdo da transformação da linguagem em linguagem cinematográfica, criando um filme virtual, ardiloso, através da utilização de texto e banda sonora. O espectador é convidado a imaginar um catálogo de estrelas de Hollywood de nível A e B numa sequência improvável de cenários violentos ou íntimos - a morte, perigo, jetlag, tédio, sexo e doença. O texto escrito - desenlaçando linha a linha em cor branca sobre tela preta - funções para convocar eventos, ações e imagens directamente na mente do espectador, enquanto a banda sonora atmosférica minimalista de John Avery ressalta o estado de espírito invocado pelo texto.

Fog Game, 10' (2010)
O vídeo Fog Game de Tim Etchells 'mostra dois grupos de figuras distantes que tentam jogar jogos de bola debaixo de névoa densa numa praia. Os seus jogos indecifráveis sobrepõem-se, embora tecidos uns nos outros, com o núcleo da ação sempre em falta por a câmara estar centrada nas linhas exteriores do campo. Às vezes, são vistas figuras a travessar o espaço, os seus caminhos a cruzarem-se com os dos outros jogadores. Muitos dos participantes dos jogos ficam parados por longos períodos de tempo, parecendo esperar por algum evento desconhecido.

BIOGRAFIA
Tim Etchells (1962), artista e escritor residente em Sheffield, Reino Unido, desenvolve a suaobra entre as artes performativas, o vídeo, a fotografia, texto, instalação e ficção numa ampla variedade de contextos, particularmente como director do Forced Entertainment (coletivo de criadores fundado em 1984 e mundialmente reconhecido). Colaborou com artistas plásticos, coreógrafos e fotógrafos, incluindo Meg Stuart, Boris Charmatz, Asta Groting, Wendy Houstoun, Elmgreen & Dragset, Philipp Gehmacher, Hugo Glendinning, Vlatka Horvat, entre muitos outros. Nos últimos anos, Etchells levou a cabo inúmeras exposições no contexto das artes plásticas e o seu trabalho encontra-se em várias coleções privadas em todo o mundo. Etchells estudou Inglês e Dramaturgia na Universidade de Exeter. Posteriormente, leccionou, deu palestras e organizou workshops por todo o mundo, em muitas das principais instituições dedicadas às artes de palco contemporâneas. Publicou uma grande variedade de escrita de ficção, grande parte desta explorando abordagens experimentais à linguagem e narrativa.

Página do Artista + Forced Entertainment

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago