Error message

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /home/cdap/public_html/includes/file.phar.inc).

Tim Etchells

Empty Stages

SINOPSE

Somos de várias formas tentados a pensar estas imagens como fotografias de espectáculo, quanto mais não seja porque olhá-las faz-nos imaginar o que nelas poderia ocorrer. Há palcos com detritos espalhados e outros completamente limpos, outros ocupados com materiais de algum evento futuro e ainda outros cheios de objectos que não têm qualquer ligação óbvia com o espectáculo. Olhar para estas imagens é uma questão de expectativa - o palco vazio aguardando a sua acção, como uma página em branco ou um ecrã de computador vazio à espera de palavras.
Tim Etchells

Empty Stages é um projecto fotográfico em curso de Tim Etchells e Hugo Glendinning, que documenta palcos vazios de todo o mundo, em locais que variam entre teatros amadores, bares, escolas, centros de convenções, átrios de igrejas, teatros municipais e clubes de trabalhadores. Ao longo do catálogo destes locais de espectáculo temporariamente desertos, o trabalho explora os palcos como espaços de iminência e expectativa, convidando o espectador a imaginar os diferentes tipos de eventos que poderiam ocorrer nestes locais. Nas imagens de Etchells e Glendinning, a emoção ou o espaço mágico da performance, o "outro mundo" do palco, é frequentemente mostrado com todas as luzes ligadas, sem mistérios. Aqui o palco pode ser visto pelo que é - um pedaço de arquitectura, uma zona de possibilidades, mas no final não é mais nem menos do que um espaço de construção, um quadro de dimensões variáveis, que tem tantos metros de largura, tantos metros de profundidade e tantos metros de altura. Para a exposição no Carpe Diem, Etchells e Glendinning adicionaram uma selecção de novas imagens de palcos vazios em teatros e outras salas de espectáculo em Lisboa.

BIOGRAFIA

Tim Etchells (1962), artista e escritor residente em Sheffield, Reino Unido, desenvolve a sua obra entre as artes performativas, o vídeo, a fotografia, texto, instalação e ficção numa ampla variedade de contextos, particularmente como director do Forced Entertainment (coletivo de criadores fundado em 1984 e mundialmente reconhecido). Colaborou com artistas plásticos, coreógrafos e fotógrafos, incluindo Meg Stuart, Boris Charmatz, Asta Groting, Wendy Houstoun, Elmgreen & Dragset, Philipp Gehmacher, Hugo Glendinning, Vlatka Horvat, entre muitos outros. Nos últimos anos, Etchells levou a
 cabo inúmeras exposições no contexto das artes plásticas e o seu trabalho encontra-se em várias coleções privadas em todo o mundo. Etchells estudou Inglês e Dramaturgia na Universidade de Exeter. Posteriormente, leccionou, deu palestras e organizou workshops por todo o mundo, em muitas das principais instituições dedicadas às artes de palco contemporâneas. Publicou também uma grande variedade de escrita de ficção, grande parte desta explorando abordagens experimentais à linguagem e narrativa.

Hugo Glendinning trabalha como fotógrafo há vinte e oito anos. A sua produção estende-se pelas diversas indústrias culturais, desde colaborações artísticas em vídeo e fotografia, passando pela produção e documentação de performance, até ao retrato. Trabalhou com a maioria das empresas britânicas líderes em teatro e dança e colabora regularmente com o RSC, National Theatre e a Royal Opera House. Publicou e expôs o seu trabalho internacionalmente, nomeadamente o seu projecto de documentação e investigação sobre fotografia de performance com Tim Etchells e a Forced Entertainment Theatre Company. O seu trabalho com Paola Pivi , Martin Creed, Matthew Barney, Yinka Shonibare e Franko B  que regista tanto performances para a câmara como performances ou eventos públicos, está presente em colecções particulares e em museus por todo o mundo. É professor visitante em universidades no Reino Unido e foi Fellow AHRC na Universidade de Exeter, no Departamento de Teatro, entre 2008 e 2011. Nos últimos anos, a sua colaboração com o professor Adrian Heathfield na realização de palestras sobre performance, evoluiu para outros projectos, incluindo uma série de cinco filmes, co-realizados por ambos, sobre conversas com os mais influentes filósofos e pensadores.

Página do Artista