Catarina Branco

CALIGRAFIA

Catarina Branco (Portugal)

 

As obras de Catarina Branco são um apelo à contemplação, contrariando a velocidade da nossa vida nos tempos actuais. Talvez isto se deva ao facto de serem intrinsecamente açorianas, mas prontas para dar uma lição de esperança e alegria a toda a humanidade.
A peça de chão "Caligrafia", que cobre grande parte da Sala Branca, do Palácio do Marquês de Pombal, está directamente ligada à história pessoal da artista e à sua vivência enquanto criança nos “Fenais da Luz”, na ligação com a sua avó paterna, que lhe legou as tradições do recorte de papel, do aproveitamento dos materiais perecíveis, da construção dos tapetes de flores para as procissões religiosas e o lado lúdico de alguém que vivia feliz no espaço contido da sua casa. Esta é, igualmente, uma forma de viagem mas, desta vez, em direcção ao interior, ao íntimo. Podemos afirmar que este trabalho também faz referência às formas características de outras civilizações - o seu lado de miscigenação ou de hibridação.

 

 

CATARINA BRANCO nasceu em São Miguel, Açores, em 1974. Viveu a sua infância e adolescência nos Fenais da Luz, freguesia rural do Concelho de Ponta Delgada.

Em 2000 terminou a Licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Realizou workshops de gravura, desenho e pintura – orientados pelos artistas Bartolomeu dos Santos, João Queiroz e Pedro Calapez, respectivamente.

Em 1999 foi-lhe atribuido o Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II, Sintra. Tem vindo a participar em bienais internacionais como a de Vila Nova de Cerveira e em feiras internacionais de arte contemporânea.

De entre as exposições que realizou, destacam-se "Fenais da Luz" (2010), na Fonseca Macedo - Arte Contemporânea, Ponta Delgada, e "Fez-se Luz" (2012), no Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, e em 2013, no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo, Rio Grande do Sul, Brasil.

As suas obras integram várias colecções públicas e privadas.

É representada pela Fonseca Macedo - Arte Contemporânea, em Ponta Delgada, Açores.

 

 

Apoio: Galeria Fonseca Macedo Arte Contemporânea; Programa PRÓXIMO FUTURO, Fundação Calouste Gulbenkian; Poligno; Sata; Bensaude Turismo Hotéis



Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago