Error message

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /home/cdap/public_html/includes/file.phar.inc).

Jeanine Cohen

Nasci em 1951 em Bruxelas, onde ainda vivo e trabalho. Estudei Desenho Industrial e serigrafia em La Cambre School of Visual Art (ENSAV). Sempre esteve envolta em projetos que claramente dependem da cor e do efeito que a estrutura da cor provoca no entorno do espaço, utilizando diferentes formatos: pintura acrílica sobre o canvas, madeira ou alumínio, serigrafia o pinturas sobre paredes em trabalhos site-specific (onde uso materiais variados como o alumínio e os adesivos). Meu trabalho também está associado a projetos site-specific para instituições privadas e públicas: é parte de coleções públicas de Bélgica e de numerosas coleções privadas em Bélgica, Islândia, Israel e os Estados Unidos, Portugal, Espanha e França. Fiz parte de exibições individuais e coletivas em Portugal, Bélgica, Alemanha e França.   

1. Jeanine Cohen

Sou uma artista que nasceu na Bélgica com um espírito universal.

2. O que vês quando olhas para a tua obra?

Eu vejo o meu trabalho como uma arquitetura de luz e cor.

3. Que elementos não podem faltar numa exposição tua?

Luz e tempo. A luz natural transforma o aspeto do meu trabalho; diria que, a natureza pode ser vista como a coautora dele. O publico precisa de tempo para observa-lo já que muda a sua aparência varias vezes por dia. Assim, a peça de arte em si mesma, conserva uma dinâmica e um poder de transformação.

4. O teu processo artístico em poucas palavras.

Os elementos essências da minha arte são: cor, estrutura, espaço e tempo. O trabalho é para mim, uma pesquisa continua sobre como podemos mostrar a pintura. É, também, uma reconsideração do que a pintura é, por fora da óbvia definição do canvas

5. Artistas vivos ou obras que são uma referência para ti.

Imi Knoebel, Jean-Marc Bustamante, Liam Gillick, Gunther Forg, Sarah Morris, Robert Mangold, Adrian Schiess.

6. Tendências que tens percebido ou acompanhado nas artes contemporâneas nos últimos 15 anos.

Acompanho aos artistas envolvidos na exploração das margens e os limites da pintura, a aqueles que se perguntam pela transformação da pintura. Como artista, tens que estar muito aberto e atento ao que esta a acontecer. Como continuar a pintar no século 21?

7. O que é que tu colocarias no teu cabinet de curiosités

Um prisma de cristal para descompor a luz branca em muitas cores do espectro visível.

8. A experiencia como artista residente no CDAP.

A minha experiencia como artista residente no Carpe Diem Arte e Pesquisa me permitiu experimentar um trabalho totalmente novo. A eficácia do trabalho da equipa e seu espírito amigável me deu muito prazer e me ajudou a realizar o meu projeto. Também me deu a oportunidade de conhecer novos artistas portugueses e pessoas intressantes.