Exposição Videobrasil em Tour

Saturday, 1 April, 2017 - 17:00

Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) inaugura a Exposição Videobrasil em Tour no dia 1 de Abril, entre as 17h00 e as 20h00.

Esta exposição nasce de um convite realizado por Solange Farkas (Curadora Chefe e diretora da Associação Cultural Videobrasil a Lourenço Egreja (Director Artístico do Carpe Diem Arte e Pesquisa) para realizar uma residência de um mês nos arquivos da ACVB. A ideia foi pensada no sentido de criar a oportunidade para explorar novas perspectivas sobre o que tem sido a atividade desta instituição ao longo destes trinta anos e realizar uma exposição no CDAP em Lisboa. A exposição apresenta e posiciona-se no âmbito de uma postura curatorial de pesquisa relacionada com a contextualização e práxis do Videobrasil: o vídeo.

 

Questões como o que é a Associação, o que faz e para onde caminha são apresentadas ao longo da exposição nas cinco salas do CDAP.

 

Os documentos escolhidos para responder a todas estas questões são os quatro documentários da série Videobrasil na TV, produzidos pela Associação e pelo Sesc TV, com direção de Jasmin Pinho e Marco Del Fiol. Estes contextualizam o momento específico do nascimento deste suporte e a sua relação com a televisão, bem como o surgimento do projeto e a sua relação com a ditadura. Também são problematizadas as ambições e metodologias aplicadas nos sucessivos festivais que o Videobrasil organizava, primeiro anualmente para depois passar a ser bianual.

 

Para além destes documentários são apresentadas duas grandes produções realizadas em vídeo. A histórica Rito e Expressão, de 1989, no qual o artista Eder Santos explora questões em torno da estética do barroco; e uma mais contemporânea,  o curta metragem Domingo, de 2014, da série Videobrasil Coleção de Autores (VCA),no qual o cineasta Karim Aïnouzexplora poeticamente relações possíveis entre as obras do artista dinamarquês Olafur Eliasson e a cidade de São Paulo.

Para se entender melhor o ambiente visual deste fenómeno brasileiro, são apresentados também todos os  cartazes criados para os festivais realizados pela Associação desde 1983 até aos nossos dias, produzidos por artistas e designers convidados.

Com este exercício de pesquisa pretende-se apresentar ao público português uma instituição que, para além da sua longevidade respeitável, tem mantido um evento coerente que permitiu que o vídeo como forma de expressão artística pudesse ter um espaço digno - o festival - no qual a experimentação assume um papel fundamental, quer na credibilização oupremiação comona atividade curatorial não esquecendodas extravagantes exposições acompanhadas de técnicas totalmente avant-garde.

 

Os autores dos documentários:

Jasmin Pinto

Marco de Fiol

 

Os autores dos vídeo:

Eder Santos

Karim Aïnouz

 

De 5 de Abril a 22 de Abril 

 

INFORMAÇÕES 

Horário 

4.ª a Sábado 13h00 > 19h00

A visita às exposições é gratuita.

Morada 

Rua de O Século, n.º 79, 1400-433 Lisboa

Contactos

+ 351 210 966 274 (geral CDAP)

www.carpe.pt

info@carpe.pt

 



Imagem: Michela Pegurri - Deatlhe do cartaz com arte do designer Kiko Farkas (6º Festival de Arte Contemporãnea Sesc_Videobrasi, 1988) 

Entrance fee: 

€0,00

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago