José Spaniol

Duplicadores
José Spaniol (Brasil)
 
O artista José Spaniol tem-se aventurado a construir suas obras no limite possível da experiência. Nas suas instalações e esculturas utiliza materiais pouco usuais como a areia, a argila e a cera, conjugados com madeira, pedra e metal, sempre associadas a textos literários, filosóficos, enciclopédicos ou mesmo frase tiradas da toponímia das grandes cidades, requerendo do espectador a experiência e a vivência da obra.Ao combinar a instalação, a escultura, o desenho e a arquitectura do espaço para criar uma obra de intensa carga fenomenológica, José Spaniol procura resgatar todo o trabalho humano, o esforço de gerações que semeiam a terra para a construção daquilo que denominamos Cultura.
Na exposição Duplicadores, o artista apresenta duas instalações onde expõe a sua visão do céu e do inferno, além de uma série de desenhos em tinta-da-china sobre papel e tinta-da-china sobre ardósia e esculturas.No dia 10 de Dezembro pelas 22h00, José Spaniol inaugura na galeria 3+1 ArteContemporânea (rua António Maria Cardoso, 31, Chiado) uma série de fotografias complementares aos desenhos que o artista apresenta no Carpe Diem Arte e Pesquisa.


Co-Produção: 3 + 1 Arte Contemporânea

 

José Paiani Spaniol (São Luiz Gonzaga RS 1960). Pintor, desenhista, gravador, escultor e professor. Entre 1978 e 1983, cursa artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, e tem aulas de gravura com Evandro Carlos Jardim (1935). Paralelamente, freqüenta cursos de modelo-vivo e pintura de paisagem na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp). Nesta instituição, em 1985 e 1986, orienta oficinas de pintura e gravura. Em 1988 e 1989, é professor de artes plásticas na Faap. Realiza a mostra individual Pinturas e Objetos, em 1989, na Pesp. Vive em Colônia, Alemanha, entre 1990 e 1993, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauch Dienst - DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico]. Em 2003, com Marco Giannotti (1966), Mário Ramiro (1957) e Osmar Pinheiro (1950-2006), cria o espaço de ensino e pesquisa em arte Oficina Virgílio, em São Paulo. No mesmo ano, faz exposição individual no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago